quinta-feira, 14 de abril de 2011

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SP PARTICIPA DA REATECH

A partir de hoje (14/4), os visitantes da Feira podem conhecer os recursos das instituições que atendem às necessidades da pessoa com deficiência.

A Secretaria de Estado da Cultura participa entre os dias 14 e 17 de abril da Reatech – Feira de Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, em São Paulo. No evento, a Secretaria apresenta as adaptações e soluções para atender às necessidades das pessoas com deficiências nas instituições do Estado.

Um dos objetivos das políticas públicas da Secretaria é tornar as instituições culturais acessíveis aos visitantes com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. “O equipamento cultural é um espaço para todos. O Estado tem o papel de viabilizar o atendimento à pessoa com deficiência através de investimentos nas ações inclusivas”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Hoje na abertura da Feira, o Museu do Futebol exibe a maquete tátil da fachada do Estádio do Pacaembu, entre outros materiais utilizados pelo núcleo educativo do museu. No mesmo dia, o Museu Casa de Portinari traz duas maquetes táteis – uma com a arquitetura do imóvel, que permite conhecer a disposição espacial do museu, e outra da Capela da Nonna, com o relevo de santos pintados por Portinari para sua avó.

No dia 15, o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo mostra os recursos de apoio multissensoriais das obras de Castagneto (Tarde em Toulon, 1983) e de Lasar Segall (Bananal, 1927). O Programa de Inclusão do Museu da Casa Brasileira também participa da Feira, mostrando a maquete tátil do espaço do museu e miniaturas do acervo mobiliário. A Biblioteca de São Paulo apresenta ao público as adaptações encontradas no espaço cultural.

Serviço:
Reatech – Feira de Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
14 a 17 de abril
Quinta e sexta das 13h às 21h
Sábado e domingo das 10h às 19h
Entrada gratuita
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo
Site da Feira: http:www.reatech.tmp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário