quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROJETO DO INSTITUTO MUITO ESPECIAL DÁ SUA CONTRIBUIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO

José Roberto, um dos alunos dos cursos de João Pessoa, espera realizar o sonho do 1º emprego
“O que sempre sonhei agora se tornou realidade. Depois de concluir o curso, acho que terei grandes chances de ingressar no mercado de trabalho, como qualquer outro profissional”. Essa é a opinião de José Roberto Feliciano da Silva, aluno das primeiras turmas dos cursos de capacitação em Informática e de Auxiliar Administrativo que são oferecidos gratuitamente pelo projeto “Inclusão Digital e Produtiva de Pessoas com e sem Deficiência”, desenvolvido pelo Instituto Muito Especial, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, em João Pessoa.

José Roberto tem deficiência visual total e nunca teve experiência no mercado de trabalho. Com 25 anos de idade, o aluno tem a esperança de realizar o sonho do primeiro emprego após a conclusão do curso. “Estou fazendo a minha parte, que é me preparar para estar apto e poder ser aproveitado”, afirma ele. 

Morando atualmente no município de Sapé, com dois irmãos e o pai, José Roberto começa sua rotina cedo para continuar freqüentando as duas capacitações que escolheu, dentre as oito oferecidas pelo Instituto Muito Especial. Para assistir as aulas, nas terças e quintas-feiras, no SENAI, no Distrito Industrial, em João Pessoa, onde acontecem as capacitações oferecidas pelo Instituto, ele pega um ônibus às 8h15 da manhã e, sozinho, enfrenta 1h30 de viagem até a capital.

Na opinião de José Roberto, o sacrifício vale à pena. “Não é fácil essa rotina, mas quero me capacitar para conseguir um emprego”, diz o aluno que acha que o mercado de trabalho não está fechado para pessoas com deficiência física, o que existe é a falta de capacitação por parte das pessoas que possuem deficiências físicas e um pouco de preconceito. “O próprio instituto dos Cegos, onde estudei quando adolescente já abriu vagas para atendente de telemarketing. Eu enviei meu currículo, mas não fui selecionado devido a minha falta de capacitação na época. Aconselharam-me a fazer um curso específico. Por isso, eu acho que o mercado está aí para quem tiver competência para assumir os cargos” argumenta José.

O projeto do Instituto Muito Especial tem como meta capacitar 1000 pessoas na Paraíba, durante 10 meses, sendo 400 em Campina Grande e 600 em João Pessoa. Atualmente, 400 alunos estão matriculados nas capacitações. Os cursos têm carga horária de 45h/aula cada um e podem ser feitos em dois meses, quando as aulas são nas 2ª,4ª e 6ª feiras e, em três meses, quando elas acontecem nas 3ª e 5ª feiras.

Mais Informação: (83) 4141-1464

Nenhum comentário:

Postar um comentário