quarta-feira, 30 de março de 2011

GRÊMIO APRESENTA ACESSIBILIDADE DA ARENA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Além dos acessos por rampas e dos 18 elevadores, a construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados a esse público.





Recentemente, a Grêmio Empreendimentos recebeu integrantes da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef),para apresentar as áreas da Arena projetadas às pessoas com deficiência. “A acessibilidade sempre foi uma de nossas prioridades, desde a concepção da Arena,” ressaltou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.

Surpresos e honrados com a iniciativa, os deficientes físicos se entusiasmaram com o novo estádio tricolor. “Isso é inédito no Brasil. Nunca vi nenhum clube convidar cadeirantes para participar de um projeto,” destacou Osório Portela Martins, morador de Canoas, pessoa com deficiência física e torcedor atuante.


Além dos acessos por rampas e dos 18 elevadores, a construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados a esse público. O topo da arquibancada inferior reserva 60 lugares para pessoas com cadeiras de rodas e respectivos acompanhantes sem obstáculos físicos. Além de mais 44 lugares para obesos e 66 para pessoas com mobilidade reduzida. Na arquibancada gold (sobre a inferior), acessando por elevadores, serão 40 lugares para cadeirantes e respectivos acompanhantes, 20 para obesos e 40 lugares para pessoas com mobilidade reduzida. As pessoas com deficiências também poderão acessar os camarotes através dos elevadores.

Com quatro níveis de arquibancada, o novo estádio vai comportar um total de 54 mil torcedores. Em todos os pavimentos estão projetados sanitários com lavatórios adaptados para pessoas com deficiências. Na arquibancada inferior, esse público terá 35 sanitários completos (com vaso, lavatório e barras de apoio). No nível 2, onde ficará localizada a arquibancada gold, e também no nível 4, onde ficará a arquibancada superior, serão mais 30 sanitários completos em cada nível. A arquibancada vip reserva 8 sanitários completos.

Na área dos estacionamentos, 50 vagas serão destinadas aos deficientes físicos. Para os deficientes visuais, o projeto contempla leitura em braile desde os corrimões e sistema de voz em todas as dependências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário