quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

COZINHA EXPERIMENTAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA

Culinária e Gastronomia estão em alta. Nos últimos anos, o forte crescimento do mercado especializado, tendo como destaque a cozinha regional brasileira, e os vários serviços e atendimentos para todas as necessidades do consumidor constatam que a alimentação é um dos setores que apresenta maior expansão e mais possibilidade de contratação de mão- de- obra qualificada. Esse é, portanto, um bom campo para a inserção do portador de deficiência mental no mercado de trabalho.

A Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais) criou o projeto cozinha experimental, responsável pela capacitação de 12 aprendizes na preparação de vários tipos de alimentos, com técnicas específicas de cozinha. Nele os jovens aprendem todas as etapas da produção do alimento. Desde sua identificação e seleção de matéria prima, a higienização, corte , preparo, cozimento e, finalmente, sua comercialização e cuidado com a qualidade dos pratos preparados.

De acordo com Maria do Carmo professora do projeto “Os alunos não aprendem só a cozinhar, eles aprendem matemática na hora de multiplicar as medidas e treinam a leitura através dos livros de receitas”. Maria do Carmo também pontuou que o projeto atende pessoas com diferentes tipos de deficiência: motora, intelectual e sensorial, a partir dos 14 anos de idade, elevando a auto-estima dos alunos.

Segundo a coordenadora do PEAFS, Vera Lúcia Alves, o número de empresas que contratam pessoas portadoras de deficiência aumentou nos últimos anos, graças a uma série de pressões sociais e legais. “Temos a perspectiva de atender alunos desde a infância com atividades físicas e qualificação profissional inclusiva. É preciso ficar claro que as pessoas não são deficientes. Elas portam alguma deficiência e as superam”, esclareceu a coordenadora do projeto.

A aluna, Marta Moreira de Oliveira, 30 anos falou dos benefícios que o projeto trouxe para sua vida. “Depois da cozinha, eu ajudo minha mãe em casa e me vejo preparada trabalhar em qualquer lugar”, destacou Marta.

Todas as informações sobre o curso estão no site: www.baixadafacil.com.br/gastronomia

2 comentários:

  1. Nossa! Que bacana! A cozinha experimental trabalha tanto os conteúdos acadêmicos da Matemática, do Português como autonomia, inserção no mercado de trabalho. Muito funcional!

    ResponderExcluir
  2. Queria q vc's postassem algo sobre a alimentação dessas pessoas....Desde já muito obrigado!!!!!Mayara...<><><>*_*<><><>

    ResponderExcluir