terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TECNOLOGIA ASSISTIVA DÁ AUTONOMIA ALUNOS COM DEFICIENCIA NEUROMOTORA


Ampliar as possibilidades de comunicação alternativa, garantir o acesso à informação e ao conhecimento e favorecer a participação educacional, social e cultural. Estes são alguns benefícios proporcionados pela Tecnologia Assistiva e pelo apoio especializado aos 187 alunos com deficiência neuromotora  atendidos pela rede pública estadual. “É um meio concreto de inclusão e interação destes alunos com o mundo”, afirma a técnica-pedagógica do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação, Marisa Bispo Feitosa.

Para utilizar da melhor maneira possível tal tecnologia, os alunos contam com professores de apoio à Comunicação Alternativa capacitados para atendê-los em suas necessidades especificas. Estes professores atuam na sala de aula fazendo a mediação da comunicação entre o aluno e o professor da disciplina.

Os alunos utilizam mouse e teclados adaptados, com disposição de teclas que estejam de acordo com o movimento das mãos ou dos pés, dispositivo tipo ponteiro fixado na cabeça ou na boca; software de reconhecimento de voz; entre outras tecnologias assistivas para acesso e interação.

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