quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conceitos fundamentais e aplicações cotidianas da tecnologia assistiva são discutidos no congresso



O primeiro dia de atividades do 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e da Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal foi bastante agitado. Os participantes tiveram uma agenda movimentada com debates sobre temas que envolvem a tecnologia assistiva. Cerca de 500 pessoas mantiveram o auditório do Centro de Convenções Brasil XXI cheio ao longo de todo o dia. Todas as palestras foram mediadas por José Antônio Beiral. 

A fisioterapeuta Daianne Martins, especialista em educação assistiva, e Dra. Maria de Mello, pós-doutora em tecnologia assistiva, abriram as discussões falando sobre a classificação dos dispositivos de tecnologia assistiva. As especialistas apresentaram noções fundamentais sobre o assunto, informações essenciais para entender melhor sobre esse conceito que ainda é pouco conhecido no Brasil. 

Ainda pela manhã, a terapeuta ocupacional Maria Cândido Luzo e o fisioterapeuta Dr. José André de Carvalho debateram sobre o processo de prescrição de tecnologia assistiva, levando em consideração as diversas situações médicas em que essas ferramentas podem ser aplicadas para melhorar a vida dos pacientes. 

A tarde começou com as discussões sobre como as tecnologias assistivas auxiliar na viabilização da vida diária das pessoas com deficiência. Fizeram parte da mesa o presidente da OSCIP Acessibilidade Brasil, Guilherme Lyra e terapeuta ocupacional da Nepneuro Dagoberto Barbosa. Em seguida, Maria Aparecida e Crislei de Morais, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e a terapeuta ocupacional e professora da UFRJ, Vera Lúcia de Souza ministraram palestra sobre a comunicação suplementar e alternativa, especificando o papel da linguagem na vida do ser humano.      

Nesta quinta-feira, segundo dia de congresso, estão previstas outros quatro debates com especialistas conceituados em tecnologia assistiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário