segunda-feira, 1 de março de 2010

Exposição de Arte Muito Especial

Instituto Muito Especial e Centro Cultural Justiça Federal promovem exposição de artistas com deficiência

Mostra leva ao Centro Cultural da Justiça Federal telas e esculturas de 27 artistas com deficiência de todo o Brasil.



Obras de 27 artistas com deficiência de diversas partes do Brasil vão integrar a exposição que o Instituto Muito Especial promove entre 3 de março e 11 de abril no Rio de Janeiro para mostrar que a arte transcende barreiras. A mostra Exposição de Arte Muito Especial, que abordará a temática Diversidade, estará aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 19h, no Centro Cultual da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241). A entrada é gratuita.


São mais de 110 obras, entre esculturas, pinturas a óleo, aquarelas e gravuras, sobre temas como o universo feminino, a natureza e a literatura. Uma das salas, cujas obras remetem ao continente africano, à floresta e aos índios, terá elementos de cenografia e iluminação que simularão a luz do sol transpondo as folhas das árvores. Para completar, sons de pássaros e outros ruídos da floresta serão reproduzidos no ambiente.

A exposição prima pela acessibilidade, por isso, contará com interprete de libras, monitoria para acompanhar as pessoas com deficiência visual e legendas em braile. Na exposição virtual, que trará obras não expostas fisicamente, teremos um áudio descritivo, com o nome da obra, nome do artista, técnica usada e serie a que pertence a obra, quando houver.

A proposta da exposição é apresentar ao público obras de excelência artística de indivíduos com grande sensibilidade para perceber o mundo captado por linguagens e sentidos únicos. O tema Diversidade traduz o universo particular de cada artista, representado em formas e cores.

Entre as obras que integram a mostra, estarão as peças da pernambucana Rose Queiroz. Moldando a cerâmica, ela realiza trabalhos que revelam sentimentos e a memória visual acumulada durante os doze anos em que enxergou. São esculturas, jarros e máscaras em cerâmica, queimadas a altas temperaturas e recobertas de engobe e esmalte, ricas em detalhes.

A natureza fica em evidência nas telas do artista Luciano Alves, que costumam retratar florestas, em especial a Amazônia. Tetraplégico desde os 15 anos, ele ingressou no seleto grupo de pintores incentivados pela Associação de Pintores com a Boca e os Pés.

O curador da exposição é o artista plástico Jorge de Salles. Entre suas obras de destaque estão as esculturas em ferro. A matéria-prima retirada do lixo dá origem a peças com movimento simbolizando personagens comuns ou da literatura mundial como D. Quixote, de Miguel de Cervantes. Para o artista, que teve as pernas amputadas em um acidente de trânsito, a sutileza é a característica principal da exposição.

“A exposição reúne obras nas mais variadas técnicas e expressões. A sutileza é característica ímpar desta reunião. As esculturas, gravuras, pinturas, desenhos, cerâmicas e tapeçarias foram realizadas por artistas com deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais que numa demonstração de garra e superação, brindam os visitantes com arte de excelência”, afirma o curador.

Visitantes poderão participar de oficinas gratuitas

Paralelo à exposição, o Instituto Muito Especial promove outros eventos gratuitos para os visitantes, como as oficinas de cerâmica Olhos das Mãos, ministrada pela artista Rose Queiroz, e de Pintura, coordenada por Marcelo Cunha, integrante da Associação de Pintores com Bocas e Pés.

Acontecerá ainda o projeto Reconhecendo a Biblioteca que abordará arte e deficiência e contará com a presença de três artistas que estão participando da exposição. Neste evento o público poderá interagir e conhecer um pouco mais sobre o universo das artes e da deficiência. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no local do evento, com até uma hora de antecedência. As vagas são limitadas.

O projeto tem o patrocínio das empresas Neoenergia, Light e Eletrobrás e conta com o apoio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura com realização do Instituto Muito Especial e Centro Cultura Justiça Federal.
Programação:

- Visita orientada pelo curador: 17/03, as 14h;

- Projeto Reconhecendo a Biblioteca: Um Papo para Todos 18/03, às 19h;

- Oficina de Cerâmica Olhos das Mãos com Rose Queiroz: 12/03 e 01/04, das 14h30 às 17h; 07/03, 06/03, 05/03, 26/03 e 09/04, das 17h às 19h30;

- Oficina de Pintura com Marcelo Cunha: 03/03, 05/03, 07/03, 24/03, 26/03, 07/04 e 09/04 das 14h30 às 17h.

Exposição de Arte Muito Especial

Período: 03/03/10 a 11/04/10

Local: Centro Cultural Justiça Federal – 1° pavimento

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro

Horário: Das 12h às 19h

Entrada franca

Realização: Instituto Muito Especial e Centro Cultural Justiça Federal

Patrocinadores: Neoenergia, Light e Eletrobrás

Apoio: Lei de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura, Lei Estadual de Incentivo a Cultura.
Vamos ao Centro Cultural?

Nenhum comentário:

Postar um comentário