quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Apresentação: O Instituto Muito Especial


O Instituto Muito Especial é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP), que trabalha para contribuir com a completa inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e a preparar as organizações a lidarem com a diversidade. A atuação é feita através de serviços prestados diretamente ao público e, também por meio de suporte e consultoria para organizações públicas e privadas.

O Instituto Muito Especial atua em três vertentes:

Organizações: Serviços de consultoria, acessibilidade, recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, diagnósticos, planejamento, palestras e divulgação;

Comunidade: Serviços gratuitos de orientação jurídica, acessibilidade e saúde, capacitação e colocação profissional, informação;

Sociedade: Sensibilização, conscientização, eventos e campanhas.

CENÁRIO ATUAL

As pessoas com de algum tipo de deficiência são desprezadas, ignoradas e estão a margem da sociedade, principalmente no Brasil. Segundo dados do IBGE - Censo 2000, representam 14,5% da população brasileira, ou seja, aproximadamente 27 milhões de pessoas, que, além das necessidades especiais, consomem bens e serviços comuns a todo cidadão.

Estes dados estatísticos não incluem os idosos, que a exemplo das pessoas com algum tipo de deficiência, também são Portadores de Necessidades Especiais, nem as pessoas com Necessidades Especiais temporárias, como gestantes, por exemplo. No Brasil, a cada mês cerca de 10 mil pessoas adquirem algum tipo de deficiência, provocadas basicamente por acidentes com armas de fogo e seqüelas de acidentes de automóvel. Destes, 20% são da classe A.

Historicamente, as pessoas no Brasil jamais conviveram diretamente com pessoas com deficiência, pois a filosofia de tratamento a estas pessoas sempre foi assistencialista, com escolas especializadas, o que acaba aumentando a exclusão social. A ativa participação dos Governos Federal, Estaduais e Municipais e das empresas públicas e privadas de todos os segmentos é fundamental para a perfeita e definitiva inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Para tal, são fundamentais ações estruturadas e coordenadas que possibilitem a capacitação profissional destas pessoas, sua inserção no mercado de trabalho de forma inclusiva, a conscientização para receber a lidar com as pessoas PNEs no ambiente de trabalho e na escola regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário