quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OITO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO INSERIDAS NO MERCADO DE TRABALHO DA PARAÍBA

Projeto realizado pelo Instituto Muito Especial continua capacitando pessoas em Campina Grande

 
Oito alunos com deficiência do curso de capacitação profissional do projeto Inclusão Digital e Produtiva de Pessoas com e sem Deficiência da Paraíba foram inseridos, nessa última segunda – feira, dia 22 de agosto, no mercado de trabalho. 

Almir Barbosa, Danielle Cristina, Jéssica Rayane, Hellen Karoliny, Laelson de Freitas, Maria Izabel, Marcos Antônio de Souza e Natalia Maria, todos com deficiência auditiva, foram contratados pela Tess Indústria e Comércio para trabalhar como auxiliar de produção e montagem.

Segundo Patricia Jaqueline, coordenadora do curso de Campina Grande, essa foi uma oportunidade única, devido à empresa não ter funcionários com deficiência auditiva. “Eles tinham dificuldades em realizar essas contratações por conta da falta de mão de obra no mercado. Foi a partir disso que me surgiu a ideia de fazer uma proposta de como seria benéfico à empresa contratar pessoas com deficiência auditiva. No início eles ficaram apreensivos pela questão da comunicação, mas logo iniciaram um curso de Libras para os funcionários dentro da própria fábrica. Assim conseguimos encaminhar alguns alunos para que eles pudessem conhecer o processo de fabricação das sandálias Kenner, feitas pela Tess”, diz a coordenadora. 

Dos oito alunos que passaram na seleção, as duas alunas mais novas, Hellen, de 18 anos, e Jéssica, de 20 anos, conquistaram o sonho do primeiro emprego. 

De acordo com Andaluza Alves, analista de RH da Tess, independente de existir a Lei de Cotas, trabalhar com pessoas com deficiência é um prazeroso e grande desafio. “Eles sempre se superam e acaba acontecendo uma maravilhosa troca de experiência. Hoje mesmo, vi a Natalia Maria, nossa nova contratada, ensinando uma de nossas colaboradoras sem deficiência os sinais de libras”, diz Andaluiza. 

Até o final deste ano, o projeto capacitará cerca de 1000 pessoas na Paraíba, sendo 400 em Campina Grande e 600 em João Pessoa. O projeto é uma iniciativa do Instituto Muito Especial, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e  FIEP-Senai, que pretende melhorar a formação profissional, difundir o conceito de inclusão social, tecnologia assistiva, e o conceito de legislação relacionada à pessoa com deficiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário