sexta-feira, 22 de julho de 2011

INSTITUTO MUITO ESPECIAL INSERE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Alunos do curso de capacitação profissional do projeto Inclusão Digital e Produtiva de Pessoas com e sem Deficiência da Paraíba realizaram o sonho de trabalhar pela primeira vez. André Felinto, Claudio José de Lima e Érica Nogueira de Sousa, todos com deficiência intelectual, foram contratados para ingressar na rede de supermercados Carrefour, na função de empacotadores. Desde o início da execução do projeto, em março deste ano, foram inseridos mais de 15 pessoas no mercado de trabalho.

De acordo com Rosenice de Lima, coordenadora do projeto de João Pessoa, os cursos de capacitação estão sendo uma grande oportunidade tanto para os alunos quanto para as empresas. “Antes as empresas tinham dificuldade em contratar, devido a vários fatores, mas agora com o projeto, que inclui desde curso de capacitação, à visita guiada as empresas e a workshops de empregabilidade, o mercado de trabalho vem sem abrindo de uma forma bem melhor. As instituições não param de nos procurar em busca de pessoas com deficiência”, afirma a coordenadora.

Rosenice destaca ainda que a marcação desta e de outras entrevistas é um dos diferenciais dos cursos oferecidos pelo Instituto. “Nós não estamos apenas capacitando, mas buscando no mercado chances de nossos alunos serem aproveitados”, esclarece. Ela explica que durante o curso, os alunos são acompanhados por uma psicóloga que observa as potencialidades e projetos de cada um para, posteriormente, encaminhá-los às empresas. Paralelo a esse trabalho, a equipe do Instituto Muito Especial também faz contatos com as empresas locais para saber das necessidades e oportunidades. “A partir destes contatos surgiu essa chance no Carrefour”, destaca a coordenadora.

Até o final deste ano, a iniciativa capacitará cerca de 1000 pessoas na Paraíba, sendo 400 em Campina Grande e 600 em João Pessoa. O projeto é uma iniciativa do Instituto Muito Especial, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e o FIEP-Senai e pretende melhorar a formação profissional, difundir o conceito de inclusão social, tecnologia assistiva, e o conceito de legislação relacionada à pessoa com deficiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário