terça-feira, 14 de setembro de 2010

1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva do Ceará

Promover a discussão sobre os recursos existentes para tornar a vida da pessoa com deficiência mais autônoma e independente. Estes são alguns dos objetivos do 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Ceará, que será realizado de 27 a 30 de setembro, em Fortaleza, no Marina Park Hotel.

O evento idealizado pelo Instituto Muito Especial conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem ainda como proposta divulgar os avanços da produção acadêmica e científica na área da tecnologia assistiva. 

Entende-se por Tecnologia Assistiva todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, levantados no Censo de 2000, 14,5 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

Há dez anos eram cerca de 25 milhões de pessoas. Hoje, com aumento da violência urbana e as dificuldades na Rede de saúde pública, os números são ainda maiores, o que torna cada vez mais necessárias, iniciativas que fomentem na sociedade os conceitos de inclusão social e os recursos tecnológicos voltados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, as chamadas, tecnologias assistivas.

Durante o Congresso, serão debatidos temas ligados à realidade da pessoa com deficiência, como tecnologia assistiva e inovação, medicina e reabilitação, entre outros temas.

A abertura acontecerá no dia 27, contando com coquetel de abertura e apresentação artística. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

3 comentários:

  1. Como posso fazer minha inscrição?

    Silvina
    Silolavo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe é deficiente visual e participou deste congresso, e ela está simplesmente encantada com todas as informações que ela obteve.
    Blog dela é www.escritorafatimasilva.blogspot.com
    Angélica Braga

    ResponderExcluir
  3. Olá participei do congresso e foi show!!!Contribuiu muito para a minha prática com alunos em situação de deficiência... Onde estão as fotos??? Aguardo ansiosa...
    Cris
    Fortaleza - Ceará

    ResponderExcluir